quarta-feira, outubro 25, 2006

Política - Debates eleitorais, pesquisas e especulações

E os debates já cansaram o telespectador
Essa é a avaliação de algumas personalidades políticas, como o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro e o deputado federal Delfim Netto. "Não há nenhuma análise profunda nesses debates. Na minha opinião, não acrescentam nada", disse o deputado à Folha de S. Paulo. Ao meu ver, os debates na TV "engessam" os candidatos, pois em um ou dois minutos não dá para se discutir pontos de um programa de governo. Com isso, os postulantes acabam utilizando o exíguo tempo para fazer demagogia eleitoral e ataques ao adversário. É claro que, diante desse quadro, o eleitor tende a desligar a TV.

Governo Lula tem aprovação recorde
53% dos brasileiros, segundo o Datafolha, em pesquisa divulgada ontem, consideram o governo do presidente Lula como ótimo ou bom. É o maior índice de avaliação positiva de um presidente da República desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1990. Quem tinha dúvidas a respeito de sua vitória, no domingo, agora não tem mais. Só se não acreditarem em pesquisas, como muitos setores da oposição.

Gabeira para presidente da Câmara
É o que quer lideranças do PSDB, PFL e PPS. Mas o PMDB está de olho na presidência das duas casas legislativas. O PT quer lançar Arlindo Chinaglia ou então apoiar a reeleição de Aldo Rebelo (PC do B-SP). O PV de Gabeira e o PC do B de Aldo não superaram a cláusula de barreira. Outro nome em jogo é o de Ciro Gomes (PSB-CE). Mas a oposição acredita que, com Ciro presidente, a Câmara seria um braço do Executivo, dadas as ligações estreitas entre ele e o presidente Lula. Muitas águas vão rolar...

Nenhum comentário: