quinta-feira, outubro 19, 2006

Cinema - O Segredo de Vera Drake

Que maravilha é esse O Segredo de Vera Drake (2004)! Mike Leigh (Segredos e Mentiras) dirige de forma competente o longa estrelado pela inglesa Imelda Staunton (Shakespeare Apaixonado). Vera Drake é uma dona-de-casa que trabalha como faxineira. Ela tem uma família feliz que vive no subúrbio de Londres na década de 50. Só que ela esconde um segredo: ajuda jovens mulheres a abortarem (sem cobrar nada).

Leigh é brilhante pelo fato de não fazer julgamento moral da protagonista. Isso ele deixa por conta do público. Muitas cenas são marcantes. Para mim, a da foto é importantíssima, pois, a partir daí, Vera começa a sofrer as conseqüências de seu ato.


Imelda Staunton foi indicada ao Oscar, na categoria Melhor Atriz, mas perdeu para Hillary Swank (Menina de Ouro). Apesar de Swank ser competente no longa de Clint Eastwood, Staunton, na minha opinião, é a melhor atriz daquele ano. Leigh foi indicado ao Oscar de direção e roteiro. O filme ganhou muitos prêmios pela Europa, incluindo o Leão de Ouro, do Festival de Veneza.

Nenhum comentário: