quinta-feira, outubro 19, 2006

Cinema - Boa Noite e Boa Sorte


Estados Unidos, década de 50. Em vigor, o macarthismo. Edward R. Murrow (David Strathairn), um âncora de TV, mostra em seu programa do que é capaz o senador Joseph McCarthy na perseguição a supostos comunistas. Inicia-se um confronto público entre os dois, cuja repercussão marcou a história do jornalismo.



George Clooney (Confissões de uma Mente Perigosa) dirige o longa de forma excepcional. Apenas em seu segundo filme como diretor, Clooney mostra habilidade atrás das câmeras, nos brindando com a melhor película do Oscar deste ano. O elenco é sensacional. O indicado ao Oscar na categoria Melhor Ator, David Strathairn (Los Angeles - Cidade Proibida) está impecável no papel do âncora. Frank Langella (Superman - O Retorno) faz o papel do todo poderoso dono da rede CBS, William Paley. Certamente, o melhor coadjuvante do filme que ainda conta com Patricia Clarkson (Dogville; Do Jeito que Ela é), Robert Downey Jr. (O Outro Lado da Nobreza) e Jeff Daniels (As Horas), além do próprio Clooney.



No filme, há um certo ar de nostalgia, já que poucos jornalistas se comportam como o âncora da CBS hoje em dia. Quem gosta de jazz, vai adorar a trilha sonora adaptada para o longa.

Nenhum comentário: