segunda-feira, outubro 30, 2006

Política - Os partidos após as eleições

O PMDB mantém sua parcela, grande, de poder. Sete governadores eleitos e poder de barganha junto ao governo federal.
O PSDB, apesar dos seis governadores eleitos, levou uma "sacudida". Derrota no pleito presidencial e crise de identidade. Irá mais para a centro-esquerda. Tentará aproximação junto aos movimentos sociais. Mesmo assim, comandará estados importantes como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O PT cresceu. Cinco governadores (Acre, Pará, Piauí, Sergipe e Bahia) e maior votação para a Câmara Federal. Deu a volta por cima e surpreendeu os analistas políticos. Mesmo assim, precisa fazer uma "faxina" interna. A crise do mensalão manchou o partido.
O PFL foi o maior derrotado. Apenas um governador eleito (Distrito Federal) e redução na bancada da Câmara. No Senado, cresceu. Tentará lançar candidatura própria para presidente, em 2010. A aliança formal com o PSDB deve acabar.
O PSB elegeu três governadores, o PDT e o PPS, dois e o PP, um. A cláusula de barreira se encarregará dos partidos menores. Exceções: PC do B e PSOL que, mesmo não atingindo os 5% de votos para a Câmara Federal, não deverão se fundir com nenhuma outra legenda.

Nenhum comentário: