segunda-feira, outubro 26, 2009

Freire diz que PSDB terá que renegar FHC

O presidente do PPS, Roberto Freire, disse, ontem, num programa de TV cearense, que o candidato do PSDB à Presidência da República deverá renegar o modelo econômico adotado nos dois governos FHC (1995-2003). Freire disse que a política econômica do governo FHC não é a do PSDB e que ela não poderia ser associada ao programa do pré-candidato José Serra.
O que o ex-senador pede é, no mínimo, absurdo: se o PSDB recusar as ações do governo FHC, qual será a bandeira de campanha? Os oito anos de FHC serão jogados no lixo? O que isso provocará no eleitorado? Isso não daria combustível aos marqueteiros da candidatura Dilma?
As afirmações do ex-comunista revelam o momento confuso que vive as oposições no Brasil. A falta de discurso alternativo ao de Lula será o grande imbróglio de uma possível candidatura Serra. O PSDB perdeu uma chance ímpar de se tornar o grande partido social-democrata do país, durante as duas gestões de FHC. Ao se aliar ao antigo PFL, deixou o ideário neoliberal transformar-se em ações de governo, ao privatizar dezenas de estatais e reduzir o papel do Estado na economia. Acabou dando, quase de graça, discurso alternativo ao PT, que outrora se intitulava partido do socialismo, mas acabou aceitando a pecha de "social-democrata" para chegar ao poder.
Ao que parece a terceira via de Giddens prevaleceu. A falência dos diversos governos neoliberais mostra isso. O neoliberalismo não resistiu à crise. O PT ficou com a terceira via e FHC, e por conseguinte o PSDB, mesmo que não queiram, com o neoliberalismo. E aí, Freire? Como ganhar a eleição diante dessas óbvias constatações?

Um comentário:

Clóvis Campêlo disse...

O PSDB está feito cachorro doido, querendo morder o próprio rabo.
O PPS é uma pantomima de partido político, perdeu-se na violência das próprias contradições.