segunda-feira, fevereiro 09, 2009

PT, PSDB e DEM unidos contra Collor

A briga pela presidência da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal (CRE) promete. De um lado, o senador Fernando Collor (PTB-AL). Do outro, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

O primeiro foi responsável, enquanto presidente da República, pela maior recessão da história econômica brasileira; extinguiu órgãos públicos e privatizou dezenas de estatais; promoveu um verdadeiro loteamento da máquina pública e foi cassado pelo Congresso Nacional depois que seu irmão acusou seu tesoureiro de campanha de articular esquema de corrupção de tráfico de influência e pagamento de propina que teria como beneficiários o próprio presidente e demais "autoridades" do governo.

O segundo foi quem primeiro se utilizou do dinheiro "limpo" de Marcos Valério, na campanha para governador de Minas em 1998. É apoiado por DEM (eterno aliado dos tucanos) e PT (que não engole o apoio do PTB a Sarney), além do PSDB que já elegeu seu líder no Senado para ser o "porta-voz" da campanha de Azeredo à presidência da CRE.

Arthur Virgílio (PSDB-AM) já invocou a moral para justificar a escolha de Azeredo. Afirma que Collor não tem "moral" para presidir uma comissão do Senado. E Azeredo tem?

Renan Calheiros (PMDB-AL) prometera a presidência da CRE a Collor, a fim de garantir os sete votos do PTB na candidatura Sarney à presidência do Senado. Sarney obteve os votos prometidos e agora o PTB cobra a fatura.

Ao PMDB coube a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos que deve ficar com Garibaldi Alves Filho (RN). O DEM, segunda maior bancada, ficou com a Comissão de Constituição e Justiça, que deve ser confiada a Demóstenes Torres (GO). Como o PSDB é a terceira maior bancada do Senado tem direito, pelo critério da proporcionalidade, a escolher a comissão de seu agrado. Escolheu a CRE.

Essa briga ainda rende algumas notícias. A base do governo deve rachar ainda mais.

Nenhum comentário: